Warning: Undefined variable $post_id in /home/correiok/public_html/wp-content/plugins/facebook-thumb-fixer/output-logic.php on line 4
Connect with us

Politica

Luta contra corrupção tem dado imagem diferente ao Governo, considera analista

Published

on

Angola foi classificada como um dos cinco países africanos com maior progresso em termos de governação nos últimos dez anos, de acordo com o Relatório do Índice Ibrahim de Governação Africana 2024.

O documento publicado esta quinta-feira, em Londres, revela que apesar do abrandamento do progresso, a partir de 2019, Angola foi o quinto país que mais melhorou ao longo da década, atrás apenas das Seicheles (1.º lugar), Gâmbia (20.º), Somália (53.º) e Serra Leoa (23.º).

De acordo com o relatório, Angola subiu nove posições na escala continental de Governação Geral, de 45.º para 36.º lugar, graças a melhorias em 15 das 16 subcategorias entre 2014 e 2023.

Na subcategoria Anticorrupção, explica o relatório, Angola melhorou em cinco dos seis indicadores subjacentes, alguns dos quais de forma acentuada, enquanto outros países com pontuações mais elevadas registaram grandes descidas, como os casos do Botswana, África do Sul e Maurícias.

Os dados provêm de 49 fontes independentes e baseia-se em 322 variáveis, agrupadas em 96 indicadores de governação, que estão organizados em 16 subcategorias e quatro categorias principais.

Para o cientista político Eurico Gonçalves, a luta disciplinada e orientada contra a corrupção dará uma imagem diferente de boa governação à comunidade internacional.

Entretanto, Eurico Gonçalves afirma que “para continuar a subir é necessário que as necessidades da colectividade sejam satisfeitas”.

Descreve ainda que o Estado angolano devia continuar a ganhar pontos no âmbito da transparência e boa governação com acções práticas.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD