Connect with us

Politica

Lunda Sul: governador garante que foram criados mais de seis mil empregos em 2020

Published

on

O governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, revelou recentemente, que durante o ano de 2020, foram criados 6.392 novos postos de trabalho naquela província.

Daniel Neto fez tais declarações durante o acto de apresentação dos principais ganhos da província durante os primeiros anos do mandato do Presidente João Lourenço.

O governador disse que as novas oportunidades de emprego foram criadas na base de concursos públicos nos sectores da Educação e Saúde e também através das empresas privadas e estatais que estão a executar as obras inscritas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

De acordo com o governador, no domínio da Saúde, a província da Lunda Sul dispõe actualmente de 1.706 salas de aula, contra 1.438 em 2018. A província conta com um universo de 4.483 professores para mais de 237.780 alunos no ensino geral.

O sector da Saúde regista a construção de nove hospitais, 16 centros médicos, dois centros materno infantis, 77 postos de saúde com a capacidade total de 601 camas.

Lembrou que o Presidente da República inaugurou, no ano passado, o Hospital Geral e a maternidade provincial para reforçar os serviços de saúde.

Segundo o governador, o sector da Energia e Águas regista também melhorias no fornecimento de energia na província da Lunda Sul, com a entrada em funcionamento das centrais térmicas do Nhama e Txicumina, na cidade de Saurimo, além de Cacolo e Muconda.

O governador provincial informou que foram adquiridos seis bombas novas para a Estação de Tratamento de Água (ETA), para a reposição da distribuição normal da água.