Connect with us

Sociedade

Lunda Sul: Director interino detido por desvio de material de barragem

Published

on

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve um grupo de cidadãos nacionais, na província da Lunda Sul, acusados do crime de furto e desvio de equipamentos eléctricos suplentes do aproveitamento hídrico do Tchihumbue, no município de Dala.

Os referidos equipamentos foram apreendidos na vizinha província do Moxico, onde terão sido comercializados pelos suspeitos no valor de 400 mil kwanzas.

Entre os suspeitos está o director interino do Aproveitamento Hidroeléctrico do Tchihumbue, tal como fez saber o chefe de departamento SIC, no município de Dala, Angelino Ndumba.

“É um caso de furto de material eléctricos no aproveitamento hidroelectrico do Tchihumbue, e fornece a energia eléctrica no município do Dala, como no Luena, e a suspeita principal recaiu para um dos técnicos sénior daquela empresa”, disse.

De acordo com o oficial, o suspeito aproveitou-se da sua condição de director interino para realizar o crime e foi por meio de uma denúncia pública que as forças da ordem conseguiram deter os implicados.

“Aproveitou-se da qualidade de director interino… como tinha o domínio da casa, retirou o material da casa de força, levaram para a província do Moxico, onde esse material foi comercializado”, explicou.

Foram ainda detidos, outros cinco elementos do grupo envolvidos na venda, compra do material do aproveitamento hidroeléctrico, bem como o cidadão que fez a compra, pelo que foram já entregues ao Ministério Público para os procedimentos jurídicos.