Connect with us

Sociedade

Lunda Norte: ULAN com apenas 30% dos docentes efectivos

Published

on

Dos 360 docentes existentes na Universidadae Lueji A’nkonde (ULAN), na Lunda Norte, apenas 30 por cento são efectivos, situação que, segundo o reitor da referida universidade, condiciona a implementação de novos cursos.

O reitor da instituição, Alfredo Manuel, que falava durante a visita da ministra do Ensino Superior às obras do Campus Universitário do Dundo, deseja que nos próximos concursos públicos a instituição consiga ultrapassar este quadro com a efectivação de mais docentes.

Alfredo Manuel avança que, segundo as metas exigidas por Lei para a implementação de novos cursos, é necessário que 50 por cento dos docentes seja efectivo.

A universidade, que cobre as províncias da Lunda Norte e Lunda Sul, prevê implementar dois novos cursos, nomeadamente, de Extensão e de Desenvolvimento Rural e Enfermagem, uma proposta que está a ser concluída, para ser submetida ao Ministério do Ensino Superior, que a encaminhará à consideração superior, avança o reitor.

Com sede na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, a instituição tem cinco unidades orgânicas, e já lançou para o mercado de trabalho 5.271 profissionais de pedagogia, direito, economia e medicina.