Connect with us

Sociedade

Lunda Norte: hospital geral já efectua exames de próstata

Published

on

Mais de 80 pacientes já foram atendidos pelos serviços de urologia do Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, a maior unidade sanitária da Lunda Norte.

Destes, pelo menos cinco são suspeitos de terem cancro de próstata, avançou o médico especialista em Urologia, Eddy Labrada.

Embora os pacientes suspeitos ainda sejam encaminhados a prosseguir o tratamento em Luanda, o especialista ressaltou ser a primeira vez que uma unidade sanitária da Lunda Norte faz acompanhamento, incluindo exames de casos relacionados com doenças urológicas.

“Todas as doenças que têm a ver com bexigas e outras áreas do órgão genital masculino têm recebido assistência médica”, disse, para realçar que as consultas são asseguradas por dois especialistas da área.

A maioria da população assistida nos serviços de urologia são homens com mais de 40 anos, contudo, a unidade atende, também, idosos e crianças com má formação dos testículos.

As avaliações têm sido processadas mediante o toque retal, ecografia e um exame específico prostático de sangue.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas