Connect with us

Economia

Lunda-Norte: Governo sem meios para travar Praga de gafanhotos que ameaça época agrícola

Published

on

No total já são três municípios da província da Lunda-Norte Lunda-Norte estão a ser atacados pela praga de Gafanhotos. Depois de Chitato, os insectos estão agora a destruir as culturas dos municípios de Caungula e Lovua, onde já fizeram estragos de mais 70 hectares de áreas agrícolas, na zona de Camundenbela no Chitato.

De acordo com a direção da agricultura da Lunda-Norte, o governo local não tem condições para combater a praga.

Segundo as autoridades, os trabalhos de inseticida estão ser feito, e neste momento, já foi limpa uma área de 15 hectares.

O chefe do departamento de vigilância epidemiologia de animais e vegetais do Gabinete província da agricultura da Lunda Norte, Limo Vunge, disse que o material enviado pelo Ministério da Agricultura e Pescas é insuficiente para combater a praga.

“O material que temos estava no campo, e houve uma redução, mas estamos com dificuldades sérias de transportes e produtos que veio de Luanda é pouco”, diz o responsável.

O chefe de departamento de Vigilância Epidemiologia de Animais e Vegetais, deu a conhecer que a praga já se espalhos nos municípios do Lovua e Caungula.
“Caungula foi afectada com está praga, e vila de Lovua também já está afectada. O dirigente fez saber que aguardam pela equipa que se encontra em Luanda, em busca de matérias e meios para travar a propagação dos insectos”.