Connect with us

Politica

Lula da Silva agenda visita a Angola para “brevemente”

Published

on

O Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, anunciou este sábado, 11, que vai visitar Angola “brevemente”, no quadro do reforço das suas relações culturais históricas com o continente africano.

Foi durante uma colectiva de imprensa que o Luís Inácio Lula da Silva fez o pronunciamento, respondendo à pergunta da jornalista da Televisão Pública de Angola, Hariana Verás.

“Olhe, eu estou organizando agora uma viagem, certamente para três países africanos. Eu quero ir à Angola, quero ir à África do Sul e quero ir à Moçambique”, disse.

O objectivo, segundo o chefe de Estado brasileiro, é demonstrar “que vai reactar a sua forte relação com o continente africano”.

Lula da Silva relembrou as ligações históricas e culturais do Brasil com o continente berço, tendo dito que a dívida cultural que o seu país tem com a África “não pode ser paga em dinheiro”, mas em troca  de serviços de tecnologia e em ajuda que o Brasil possui para a promover o desenvolvimento dos Estados africanos.

“E nós vamos fazer isso porque é uma obrigação histórica, é uma obrigação humanitária do Brasil em manter uma relação belíssima com o continente africano”, referiu.

Sobre a relação entre Angola e Brasil, o Presidente Lula da Silva disse que sempre foi “muito boa” tendo lembrado que o seu país foi o primeiro a reconhecer a independência de Angola, em 1975.

Luís Inácio Lula da Silva, de 78 anos. tomou posse no dia 1° de Janeiro de 2023, como Presidente da República Federativa do Brasil para o seu inédito terceiro mandato, depois de já ter governado o país por oito anos, entre 2002 e 2010.

Em Outubro de 2010, antes de terminar o seu segundo mandato Lula da Silva visitou Angola, tendo sido recebido pelo o então homólogo José Eduardo dos Santos, e discursou na Assembleia Nacional, durante o qual abordou, de forma preocupada, as desigualdades sociais no país face os recursos naturais “que Deus abençoou a terra”.