Connect with us

Politica

Lula recebe faixa presidencial das “mãos do povo brasileiro”

Published

on

Após recusa de Jair Bolsonaro de passar a faixa presidencial ao presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, o cerimonial do agora presidente brasileiro surpreendeu, e pela primeira vez na história daquele país sul-americano, a faixa foi passada por um grupo de pessoas associadas a diferentes segmentos da sociedade.

O momento foi marcado por uma diversidade de identidades na entrega da faixa presidencial, simbolizando o Governo “para todos” que Lula vem prometendo fazer. Num ambiente de muita emoção, a faixa foi passada de um a um, dentre homens, mulheres, brancos e negros, até chegar ao presidente brasileiro eleito.

No seu discurso, Lula assinalou que nestas eleições, o mundo esteve com os “olhos voltados para o Brasil”. Vendo nisso a concretização de um desejo de acabar com o “isolamento” do Brasil dos últimos anos.

Lula da Silva referiu ainda que vai voltar a trabalhar com o Mercosul e com países como os EUA, a China e entidades como a União Europeia. No entanto, não fez qualquer menção à Rússia, apesar de querer “reforçar os BRICS“, de que Moscovo faz parte.

Presença internacional 

Países de todos os continentes participam da posse do 39ª presidente da República Federativa do Brasil. Ao todo, 65 delegações estrangeiras, entre chefes e vice-chefes de Estado, de governo e de poder. Representantes de organismos internacionais também compareceram ao evento. Os 19 chefes de Estado que estiveram presentes no evento, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foram o rei da Espanha e os presidentes dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai.

O presidente de Angola, João Lourenço, participa na cerimónia acompanhado pela primeira dama, Ana Dias Lourenço.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-sindicalista e ex-metalúrgico, Lula da Silva, desde 2003, quando assumiu a presidência pela primeira vez, acumulou aproximadamente 300 condecorações nacionais e internacionais.

Brasil: Lula toma posse diante de milhares com destaque para 120 líderes mundiais

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD