Mundo
Lula insta países a aderirem à Aliança Global contra a Fome e Pobreza
O presidente brasileiro, Lula da Silva, pediu esta quarta-feira, Dia Mundial da Alimentação, à comunidade internacional que se junte à Aliança contra a Fome e Pobreza porque 733 milhões de pessoas vão dormir todas as noites sem comer.
A criação da Aliança Global foi anunciada pelo Presidente brasileiro em Julho, durante uma reunião do G20, que é presidido este ano pelo gigante sul-americano, e será formalizada em Novembro, durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo do grupo.
A cimeira terá lugar no Rio de Janeiro e deverá contar com a presença do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, já que Portugal foi um dos países convidados para ser observador do grupo este ano.
A Aliança Global é um projecto pessoal de Lula da Silva que reunirá países que queiram contribuir financeiramente para apoiar projetos de combate à fome.
De acordo com o Governo brasileiro, cerca de 50 países já anunciaram a sua intenção de contribuir com recursos para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e Instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também anunciaram que apoiarão o projecto.
Fome induzida por conflitos mata mais de 20 mil pessoas por dia, indica relatório