Mundo
Lula defende condenação de Bolsonaro se acusações de golpe de Estado forem comprovadas
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que, se as acusações contra o seu antecessor Jair Bolsonaro forem comprovadas, ele deve ser preso.
Em uma entrevista, nesta quinta-feira, 20, para a Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro, Lula disse que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe em 2022 é “extremamente grave”. Avançou que, se ela for comprovada, não haverá saída para Bolsonaro e a sua equipa que não seja a prisão.
“O que eu vi pela denúncia que foi publicada ontem é que é grave. É muito grave. […] Eu acho que eles terão o direito de se defender, de dizer que é mentira. Mas se for provado, não tem outra solução se não ser condenado”, disse Lula.
“A denúncia feita pelo procurador-geral da tentativa de golpe, da participação do ex-presidente, do primeiro escalão dele da tentativa de morte de um ministro da Suprema Corte Eleitoral, da tentativa de assassinato de um presidente da República e de um vice-presidente, é uma coisa extremamente grave. Eu tenho certeza de que se for provado, ele só tem uma saída, ser preso”, ressaltou Lula.
Recorde que no início desta semana, Bolsonaro foi acusado pelo principal procurador do Brasil de liderar uma “organização criminosa” com o objectivo de derrubar a democracia do país depois que ele perdeu a eleição de 2022 para Lula da Silva, a quem eles planejavam envenenar.