Connect with us

Mundo

Lula da Silva desafia a justiça eleitoral nas presidenciais do Brasil

Published

on

A justiça eleitoral do Brasil terá o desafio inédito, na história recente da democracia do país, de averiguar a legalidade da candidatura do ex-Presidente Lula da Silva, favorito nas sondagens de intenção de voto, disseram especialistas à Lusa.

“A justiça não pode deixar a candidatura de Lula [da Silva] em aberto. Este caso significa um desafio. A justiça precisará de dar uma solução rápida e permitir que os instrumentos sejam utilizados de forma eficaz para evitar que o Brasil tenha que conviver com a realidade de eleger um presidiário”, afirmou o especialista em justiça eleitoral Marcellus Ferreira Pinto.

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que vai solicitar hoje o registo da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência do Brasil junto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, no último dia do prazo para apresentação de candidaturas.

Lançado candidato oficialmente pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no passado dia 04, Lula tem dois problemas que virtualmente o excluem da corrida: está preso desde abril por suposto envolvimento em corrupção e a existência de uma lei que impede condenados em duas instâncias da justiça de concorrerem em votações para ocupar cargos públicos – como é o caso do antigo Presidente brasileiro.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas