Ligar-se a nós

Mundo

Lula da Silva acusado de lavagem de dinheiro

Ministério Público considera que ex-presidente brasileiro recebeu doação para a sua fundação em troca de ajudar os negócios do grupo ARG na Guiné Equatorial

Publicado

em

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi acusado esta segunda-feira pelo Ministério Público Federal do Brasil (MPF) de lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo os procuradores, Lula teria recebido uma doação de um milhão de reais (230 mil euros) para a sua fundação (Instituto Lula) por ter usado da sua influência junto do seu homólogo equato-guineense para favorecer negócios do grupo ARG.

A acusação está baseada em emails encontrados no Instituto Lula apreendidos na Operação Aletheia, a 24.ª fase da Operação Lava Jato, explica a “Folha de S. Paulo”. De acordo com o MPF, a doação de um milhão de reais (acontecida a 18 de junho de 2016) é, na verdade, um pagamento pelos serviços do ex-presidente e, como tal, há um crime de lavagem de dinheiro. Lula teria exercido a sua influência junto do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, para que este continue a trabalhar com a ARG, principalmente na construção de estradas.

A denúncia do MPF vai agora ser analisada pela 2.ª Vara Federal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

O Instituto Lula já reagiu à acusação através da sua assessoria de imprensa, garantindo que as doações recebidas pela fundação “são legais, declaradas, registadas” e “pagaram os impostos devidos”. O comunicado explica ainda que as doações “foram usadas nas atividades fim do instituto e nunca tiveram nenhum tipo de contrapartida”.
Por seu lado, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, garante, numa nota distribuída à imprensa, que esta nova denúncia do Ministério Público “é mais um duro golpe no Estado de Direito porque subverte a lei e o os factos para fabricar uma acusação e dar continuidade a uma perseguição política sem precedentes pela via judicial”.

C/ SABADO

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD