Connect with us

Lifestyle

Lucas Ngonda lança livro sobre história de Angola

Published

on

A obra literária “Angola – Descolonização, Luta Pelo Poder e a Construção de uma Nova Sociedade”, do político Lucas Benghy Ngonda, foi lançada, nesta segunda-feira, 21, na União dos Escritores Angolanos (UEA).

O livro, editado pela Mayamba, comporta catorze capítulos, 170 páginas e dois mil exemplares, abordando a sociedade angolana antes da independência e a problemática da Independência Nacional como factor da emancipação cultural.

Durante a apresentação da obra, o escritor e jornalista Manuel da Costa Kajibangala “Costinha” sublinhou o valioso contributo para o acervo académico do país, tendo em conta que o autor é também professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto.

Precisou que o autor faz o exercício de caracterização da história da Angola colonial e pós-colonial.

Em declarações à imprensa, Lucas Ngonda disse que a motivação para a elaboração da obra é o desejo de contribuir para história do país e deixar um legado para as futuras gerações.

“No nosso país, de 1975 até à presente data, aconteceu muita coisa. Foi uma guerra civil difícil, sobre a qual ouvimos muitas versões, seguimos o curso e temos que deixar o nosso testemunho do ocorrido nos vários períodos, para a reflexão de outras gerações”, acentuou.

Por sua vez, o deputado do MPLA, Pinda Simão, frisou que a história deve ser criada não no sentido de dividir as pessoas, mas unir, exortando os académicos a continuar o mesmo exercício.

Para o antigo ministro da Educação, todas as informações são válidas para servirem de reflexão, no sentido de todos os angolanos caminharem juntos para o engrandecimento do país.

Por Angop 

Colunistas