Conecte-se agora

Destaque

Luaty Beirão lança neste momento livro diário da prisão

Redação

Publicados

on

luaty beirão lança neste momento livro diário da prisão - 71ac5b80685e4596720322591f3b2a98 XL - Luaty Beirão lança neste momento livro diário da prisão

Apresentado em Portugal e no Brasil ao longo do último ano, Luaty Beirão lamentou, em declarações à Lusa, que não tivesse sido possível fazer em Luanda a primeira apresentação do livro, que teve como base o diário que conseguiu fazer sair da prisão – onde esteve com outros 16 ativistas angolanos, no mesmo processo, entre 2015 e 2016 – no interior de um jornal.

“Primeiro houve uma grande demora, anormal, para os livros saírem da Alfândega e depois houve a dificuldade de encontrar um sítio para realizar um evento como este, associado ao meu nome, que infelizmente ainda é uma luta. Estamos a sondar, para ver se há novas fronteiras, mas estes obstáculos iniciais tiveram a ver com auto-censura, não houve nenhuma pressão institucional”, explicou.

“Vamos ver se não vai haver pressão sobre os proprietários [do hotel]. É preciso a gente continuar a experimentar, a ver até onde podemos empurrar estes limites que nos são impostos, às liberdades fundamentais, à coexistência pacífica, de podermos todos ser cidadãos deste país”, disse ainda.

Isto, numa alusão às alterações no país, com a chegada ao poder de João Lourenço, empossado como Presidente da República de Angola em setembro, sucedendo a 38 anos de liderança de José Eduardo dos Santos, alvo da dura crítica, ao longo dos últimos anos, de Luaty Beirão e outros ativistas angolanos.

“Este é mais um desses testes, se não houver censura já é uma boa coisa, é um indício que pode estar a haver uma mudança de postura em relação às vozes dissonantes”, apontou.

O ‘rapper’, luso-angolano, foi um dos 17 ativistas condenados a penas de prisão pelo tribunal de Luanda, a 28 de março, por rebelião e associação de malfeitores, depois de ter já passado seis meses em prisão preventiva, após a detenção a 20 de junho de 2015.

O Correio da Kianda promete apresentar nos próximos dias, mais dados sobre este assunto. 

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (224)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (12)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (58)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (6)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação