Lifestyle
Luandenses já podem observar planetas nas noites de sábados
Os cidadãos residentes em Luanda, capital do país, já podem observar os planetas do sistema solar, nas noites dos primeiros sábados de cada mês.
O Centro de Ciência de Luanda começou, no passado dia 01 de Fevereiro, a disponibilizar telescópios para que cada cidadão interessado possa observar os planetas a partir do pátio da instituição, situado no Baleizão, zona baixa de Luanda, na antiga fábrica de Sabão, junto a Fortaleza São Miguel, hoje Museu das Forças Armadas.
Cerca de 500 pessoas estiveram no sábado no CCL entre as 18 e às 23 horas a observar, perfilados, através dos vários telescópios instalados no pátio para este fim.
No total foram sete telescópios estiveram disponíveis, sendo três do modelo Celestron NexStar Evolution 9.25 e quatro Telescópios Refratores com aberturas entre as 4 e as 6 polegadas, através dos quais os cidadãos observaram os planetas Lua, Júpiter e Marte.
A actividade insere-se na missão do CCL de aproximar os cidadãos de todas as idades aos vários ramos da ciência e mais concretamente à astronomia, fomentando o conhecimento de forma prática, divertida e assertiva.
As sessões passam a ocorrer no mesmo dia que as estórias do imbondeiro. Sobre a regularidade das sessões de observações telescópicas, fonte daquela instituição pública sublinha que a realização das sessões de observação astronómica dependem das condições meteorológicas previstas para a hora do evento.
O evento reforça o compromisso do Centro de Ciência de Luanda (CCL) em promover a ciência para todas as camadas sociais, tornando o conhecimento acessível de forma simples e envolvente. Através desta iniciativa, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de observar corpos celestes e compreender melhor o universo, despertando o interesse pela astronomia e estimulando a curiosidade científica.
A referida aproximação prática com a ciência contribui de forma significativa para a educação e a popularização do conhecimento astronômico em Angola.
O Correio da Kianda soube, de fonte segura, que o Centro de Ciência de Luanda, está a projectar o programa ‘Ciência sobre Rodas’, através do qual pretende expandir as experiências e actividades do centro para outras localidades do país nas quais o acesso à ciência é limitado, incluindo sessões de observação astronómica e sessões em planetário móvel.