Connect with us

Sociedade

Luanda tem mais de 35 edifícios em risco de desabamento

Published

on

Dados do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH) indicam que ao menos 36 prédios estão em risco de desabamento em Luanda, sendo que a nível nacional, 139 podem desabar, caso não for feita intervenção urgente.

“Em relação aos edifícios em risco de ruína, temos cadastrados cerca de 139 em todo o país. Em Luanda, até ao momento, identificámos cerca de 36 edifícios em risco de ruína”, respondeu o MINOPUH as questões colocadas pelo jornal Expansão.

Dentre os edifícios em risco em Luanda constam os prédios n.° 51/55, situado na rua Engrácia Fragoso, o n.° 45, situado na rua dos Marecos, e o n.° 05 situado na Avenida Comandante Valódia.

O prédio Kikombo, o prédio do livro no Sambizanga, o edifício inacabado no Kilamba-Kiaxi, o edifício do Baleizão (Treme-treme), e também o lote 1 do Prenda, que aguarda a avaliação final que está a ser feita pelo Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), indica a publicação do semanário.

Contudo, apesar do estado avançado de degradação destes edifícios, o Ministério indica que alguns poderão ainda ser recuperados, em função das condições que apresentarem.

“Alguns destes prédios poderão ser recuperados, mediante o seu estado estrutural, o seu valor patrimonial e cultural”, esclarece o ministério, que tem coordenado o trabalho de avaliação dos edifícios que está a ser realizado pelo Laboratório de Engenharia de Angola.

Neste momento, avança o Ministério, está em curso um programa de levantamento dos edifícios em estado de degradação e que precisam de intervenção. Segundo a publicação do Expansão, já foram cadastrados pelo menos 500 edifícios.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *