Connect with us

Sociedade

Luanda: SME tem mais de três mil e 500 passaportes a espera de levantamento

Published

on

Mais de três mil e quinhentos passaportes estão a espera de levantamento por parte dos respectivos titulares, em pelo menos sete postos do Serviço de Migração Estrangeiro (SME) da Província de Luanda.

São no total 3.654 passaportes que se encontram em alguns dos postos do SME em Luanda, a espera de levantamento dos respectivos titulares, de acordo com uma lista a que o Correio da Kianda teve acesso neste domingo, 5 de Junho.

No posto de Atendimento da Vila Clotilde tem um total de 598 passaportes por serem levantados. Deste número 386 aguardam pela recepção, pelos titulares, ao passo que 212 estão na lista de inserção daquele posto do Serviço de Migração e Estrangeiros situado na Vila Alice.

O posto do SME instalado no SIAC em Talatona tem um total de 296 Passaportes. Na baixa de Luanda, mais exactamente no posto da Sonangol existem 637 documentos por se levantar.  Ainda no município de Luanda existem cerca de dois mil passaportes a espera de serem levantados. Um total de 918 passaportes estão na Direcção Provincial de Luanda do SME e 896 no posto da Maianga.




Fora do centro urbano está a lista do Posto da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, no município de Viana, que tem 309 passaportes a espera de levantamento.

A divulgação da lista acontece depois de várias reclamações que foram feitas por utentes que emitiram o documento nos diferentes postos situados na província de Luanda, sobre a morosidade na entrega dos documentos. O prazo real definido para que um passaporte esteja disponível, quer para emissão como de reimissão é de 15 dias, mas nos últimos anos os cidadãos têm registado atraso em mais de 90 dias.

Lembrar que a 23 de Maio último, o porta-voz do SME, Simão Milagre, informou que a partir deste mês de junho aquela instituição começaria a resolver todos os pendentes relacionados com a emissão de passaporte, a nível nacional, e a entrega aos respectivos titulares passaria a ser em tempo útil.

Simão Milagre disse, naltura, que mais de 60 mil passaportes se encontravam pendentes aguardando emissão e mais de 10 mil já se estavam emitidos, aguardando a entrega aos respectivos titulares, nos Guichés do Serviço de Migração e Estrangeiros do país, tendo sublinhado que os casos urgentes sempre foram objecto de prioridade.

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

  1. Leonor Rodrigues Gomes

    07/08/2022 at 1:31 pm

    Cordiais saudações
    Eu até ao momento não tenho o meu passaporte disponível
    Mas uma vez me sinto ameaçada , pois a minha oportunidade de estudo vai por água a baixo .
    Pois essa toda informação não passa de uma propaganda eleitoral , desde junho até aqui nenhuma lista ?
    As coisas estarão mais complicadas após as eleições,,
    Não vemos nenhuma informação do porta voz
    O meu passaporte já está mais de 90dias Perdi a 1• e 2 candidatura
    E já estás próximas às 3 candidatura é preciso do meu passaporte para poder fazer a matrícula .
    Peço encarecidamente de o dr Samuel milagre poder rever as nossas situação .
    Obrigado 🙏

  2. Luzia I. Bernardo

    01/09/2022 at 4:35 pm

    Parece um número considerável, mas infelizmente assim como eu e muitos estamos aguardando a vários meses com esperança que os documentos sejam entregues ao seus respectivos utente. É provável que a direção da SME tenha noção de que ninguém trata um documento no valor de 30500 para manter guardo em casa ou para se exibir que tem um documento deste vendo a situação econômica do nosso país. Acreditamos que tiveram um problema nas cédulas sim , mas também acreditamos que este contra tempo já foi resolvido, só não entendemos o banco de espera que estamos obrigados a sentar visto que muito de nós temos sonhos e planos e se na lista constar um banco de espera de longo prazo os sonhos é capaz de se torna um pesadelo. Obrigada pela atenção

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *