Sociedade
Luanda regista nascimento do primeiro bebé do ano no Kilamba Kiaxi
O primeiro bebé de 2026 em Luanda nasceu nas primeiras horas do ano no Hospital Materno-Infantil do Kilamba-Kiaxe, confirmou a directora-geral da unidade hospitalar, Nazaré Jerónimo.
Segundo a responsável, o parto decorreu sem complicações e foi realizado por via normal (transpélvica). A parturiente é uma paciente G5, ou seja, trata-se do seu quinto filho, depois de já ter tido quatro partos anteriores.
“O parto correu da melhor forma possível. Foi um parto normal, não cesariana. O bebé nasceu muito bem, com um índice de Apgar entre 8 e 9”, afirmou Nazaré Jerónimo.
O recém-nascido é do sexo masculino, apresentou choro espontâneo à nascença e pesa 4 quilos e 100 gramas. De acordo com a direcção da unidade hospitalar, tanto a mãe quanto o bebé encontram-se em bom estado de saúde e continuam sob observação médica.
A directora-geral sublinhou ainda que o nascimento do primeiro bebé do ano nesta maternidade confirma a capacidade de resposta da unidade e o trabalho contínuo das equipas de saúde, especialmente durante períodos festivos.
Entretanto, o vice-governador da província de Luanda para o sector das Infra-estruturas, Kalunga-Kissanga, visitou o recém-nascido e procedeu à entrega simbólica de um enxoval, no âmbito das acções institucionais que marcam a chegada do novo ano.
O nascimento do primeiro bebé de 2026 reveste-se de simbolismo e esperança, assinalando o início de um novo ciclo para a família e para a capital do país.