Connect with us

Sociedade

Luanda: Projecto do BITA Sistema IV prevé 170 mil ligações domiliciares de água

Published

on

O ministério da Energia e Água está hoje a proceder a consignação do projecto do Bita sistema IV, através do qual prevé proceder 170 mil ligações domiciliares de água potável, em diversos bairros da zona sul e sudeste da província de Luanda.

Trata-se de um sistema de abastecimento de água integrado, composto por captação, tratamento, adução e distribuição, que numa primeira fase, terá 259.200 metros cúbicos por dia de produção nominal, 100.000 metros cúbicos de armazenamento, 66 quilómetros de condutas adutoras, 3.700 quilómetros de rede de distribuição e 170.000 ligações domiciliares e vai permitir abastecer cerca de 3.800.000 de habitantes.

Com o projecto, aquele departamento ministetial pretende, segundo uma nota enviada ao Correio da Kianda, assegurar condições para o abastecimento de água à zona Sul e Sudeste de Luanda, em franco crescimento.

O objectivo do projecto é de abastecer a zona de expansão habitacional do município de Belas, distrito de Quenguela, Vila Verde, Cabolombo, Ramiros e Morro dos Veados, assim como reforçar as zonas do Benfica e Camama.

O documento assegura ainda que o projecto Bita garantirá uma maior flexibilidade à operação dos sistemas e melhorará a qualidade dos serviços prestados à população luandense.

De recordar que o acordo de financiamento do referido projecto, à luz do Decreto Presidencial número 90/21 de 11 de Junho de 2021, foi assinado nos dias 24 e 26 de Junho de 2021, sendo que este é um acordo de financiamento com garantia do Banco Mundial, por intermédio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do acordo de financiamento com cobertura da Agência de Crédito à Exportação Francesa (BPI France Assurance Export), constituída pelo Sindicato Bancário liderado pelo Standard Chartered Bank.