Sociedade

Luanda prevê desparasitar mais de 120 mil crianças dos 5 aos 14 anos

Publicado

em

Crianças dos 5 aos 14 anos começaram a ser desparasitadas esta segunda-feira 28, em doze províncias do país, durante a campanha de desparasitação nas escolas, que termina no próximo dia 02 de Novembro.

De acordo com o Director do Gabinete Provincial da Saúde, Manuel Varela, só em Luanda deverão ser desparasitadas mais de 120 mil crianças.

Manuel Varela, fez saber que a campanha destinada a crianças dos 5 aos 14 anos de idade e vai abranger mais de 400 escolas.

“Nós temos como grupo-alvo cerca de 126 mil crianças de vários municípios e vamos abranger 427 escolas no ensino primário e primeiro ciclo de ensino secundário, Portanto, são crianças dos 5 aos 14 anos que vão ser alvo dessa desparasitação. Dizer ainda que a desparasitação é com albendazol e paraziquantel, são parasitosos intestinais e parasita que afecta o sistema urinário”, adiantou.

Manuel Varela disse ainda que o processo que teve início hoje, vai até dia 02 de Novembro, um pouco por todo o país, e é fruto de pesquisas feitas pelos técnicos da saúde colocados em zonas endémicas.

“Estão previstas doze províncias e isso foi resultado do mapeamento que foi feito em zonas, portanto, endémicas, às parasitosos e ao oxistosoma. Em Luanda, nós vamos estar em todos os municípios, com excepção do Cazenga, Talatona e os distritos da Maianga e do Ngola Kiluange no distrito de Luanda”, referiu.

O processo segundo o responsável da saúde, conta com mais de 200 técnicos de saúde pública e do Ministério da Educação.

“Somos vários técnicos, nós também contamos com os técnicos da educação, do Gabinete Provincial da Educação e com o apoio dos técnicos da saúde. Há cerca de 200 técnicos, técnicos de saúde pública, que têm noção de saúde pública, nós temos um programa de saúde escolar, que são técnicos ligados a esta matéria, mas que têm essencialmente a ver com o Departamento de Saúde Pública, do Gabinete e das direcções municipais”, disse.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version