Connect with us

Politica

Luanda possui apenas 400 autocarros para transporte diário dos cidadãos

Published

on

A província de Luanda conta, actualmente, com nove operadoras que juntas, disponibilizam 400 autocarros para o transporte diário dos cidadãos.

Trata-se da TCUL, Macon, AngoReal, Angoaustral, Impala, Express, Cidrália, Rosalina Express e a Gira Express que cobrem os nove municípios da província de Luanda, em 75 rotas, no período das 5h30 até as 20 horas, diariamente.

De acordo com o director provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade de Luanda, Filipe Cumandala, “por razões técnicas, todos os dias a capital é servida apenas por 400 autocarros, dos 572 disponíveis, transportando em média, cinco mil passageiros diariamente, por operadora”, explicou, em declarações à ANGOP.

“Este facto ocorre porque esses autocarros ainda são novos e estão em tempo de garantia e quando vão para as manutenções periódicas, nas concessionárias, demoram em média três a seis meses, retirando-os de circulação”, informou.

Autocarros passarão a circular no período nocturno 

Filipe Cumandala avançou também que a província de Luanda passará a contar, até ao final do ano, com um serviço especial de transporte colectivo urbano, para atender os passageiros durante à noite e madrugada, no quadro das melhorias do tráfego e mobilidade da capital do país, será assegurado pelas empresas que operam em Luanda e vai funcionar das 22 horas às 6 horas da manhã.

“O objectivo principal passa por estender os horários de funcionamento dos autocarros e facilitar os cidadãos/passageiros aflitos ou com necessidade de circular nesse período sensível”, disse à ANGOP.

Para a efectivação do serviço, cada operadora vai disponibilizar um autocarro para este período, dentro do mesmo território que atende.