Connect with us

TRANSPORTES

Luanda: Novo Areoporto Internacional recebe primeiro voo nesta sexta-feira

Published

on

O novo Aeroporto Internacional de Luanda, denominado Dr. António Agostinho Neto, localizado na Zona há 44 KM da capital do país, vai registar as primeiras aterrissagem de Aeronaves, desde que o início da sua construção, há cerca de dez anos. Para a cerimonia do voo experimental estarão, além de entidades do governo, entidades eclesiásticas e Deputados à Assembleia Nacional.

A nota, distribuída hoje à imprensa, refere que estão também convidados, membros da Sociedade civil, comunidade académica, associações profissionais da classe da aviação, instituições parceiras do Estado e altos funcionários da Administração do Estado angolano.

O programa do evento prevê para as 12h35 minutos a aterragem do Avião da TAAG seguido do acto de comemoração em arco de água sobre a aeronave, no terminal B do Aeroporto. Além do avião, vão aterrar também da pista do novo aeroporto internacional, esquadrilha da Força Aérea Nacional em voo rasante, um K100 com fumaça com as cores da bandeira nacional e uma esquadrilha de helicópteros.

Um dos momentos mais altos da cerimónia é o lançamento de paraquedistas, por volta das 13h45 minutos, que vai anteceder a recepção da tripulação.

Sobre o aeroporto

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto ocupa 75KM², numa área de 1324 hectares e está capacitado para receber 15 milhões de passageiros/ano, um volume de mercadorias de 50 mil toneladas/ano.

Possuem duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380, que são actualmente os maiores aviões comerciais do mundo.

Iniciado em 2007 na comuna do Bom Jesus, custou ao estado angolano mais 1.400 milhões de dólares. Neste mês de junho inicia também o processo de certificação do Aeroporto, com apoio da ICAO para permitir que a infraestrutura receba voos internacionais depois da inauguração.

Iniciado em 2007 pela empresa MACE – engenharia e serviços LDA, registou uma paralização na execução das obras, tendo sido retomada em 2021, pela Aviation Industry Corporation of China, que está a concluir a empreitada.

Ha cerca de um mês passou o Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) passou a designar-se Dr. António Agostinho Neto, aprovado em reunião de Conselho de Ministros, para marcar o centenário aniversário de nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que nasceu em 1922.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.