Connect with us

Economia

Luanda e Malanje acolhem semana piloto de formação para modernização das cooperativas

Published

on

Um total de 66 pessoas vai participar da iniciativa piloto de formar técnicos para o processo de Modernização das Cooperativas em Angola, distribuídos entre dirigentes, cooperativas e mentores, nas províncias de Luanda e de Malanje.

As duas províncias vão formar 20 dirigentes, dez cooperativas e três mentores, cada, num processo que tem início na segunda-feira, 17, e tem a duração de cinco dias, cujo tema central é a gestão de negócios.

De acordo com o comunicado a que o Correio da Kianda teve acesso, a referida acção formativa, enquadrada no programa Projecto de Modernização da Gestão das Cooperativas (PROMOVE ), é uma iniciativa do Ministério da Economia e do Planeamento, operacionalizada pelo Instituto Nacional de Apoio ás Pequenas e Médias Empresas. A pretensão, refere ainda o documento, é contribuir para fortalecer a estrutura legal e reforçar a capacitação dos gestores das cooperativas através da capacitação e assistência técnica na área da gestão.

De acordo com o programa, a formação contempla cinco, nomeadamente: direito, marketing e comunicação, gestão operacional, gestão de pessoal e contabilidade, através dos quais se pretende criar sinergias que confiram sustentabilidade à construção de um ecossistema PROMOVE.

Para ministrar os cinco módulos foram convidados cerca de 30 técnicos do Instituto Nacional de Apoio ás Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDA), IPA, FADA, de jovens locais próximos às áreas geográficas de intervenção das cooperativas, bem como provedores de serviços na área da gestão e contabilidade e instituições financeiras, clientes e parceiros das cooperativas e as cooperativas através das suas equipas de gestão.

Em Luanda, a formação será ministrada na Casa da Juventude em Viana, com a participação de formandos saídos dos municípios com actividades agrícolas, como Viana, Icolo e Bengo, Quiçama, Cacuaco e Belas, ao passo que em Malanje a sala do Gabinete Provincial da Educação.

As demais províncias do país vão acolher a formação em Junho próximo, depois desta fase piloto, por meio da qual se espera que as equipas de gestão das cooperativas, estejam dotadas de conhecimentos e ferramentas técnicas de apoio à gestão, e desenvolvam suas actividades no mercado formal e acedam ao crédito de forma autónoma, com apoio dos mentores.