Sociedade
Luanda e Benguela registam maior número de denúncias de violência contra crianças
As províncias de Luanda e Benguela registaram o maior número de ocorrências de denúncias de violência contra crianças na última semana.
Os dados foram avançados pelo Instituto Nacional da Criança (INAC) tendo apontado o registo de 90 denúncias em Luanda e 45 em Benguela.
De acordo com o relatório do INAC entre os casos destacam-se 160 de fuga a paternidade, 73 de exploração de trabalho infantil, 64 de violência física, seis de abuso sexual e 17 de negligência e abandono de crianças.
Na última semana, 360 denúncias de violência contra crianças, ocorridas em circunstâncias diferentes em diversas províncias de Angola.
As denúncias foram registadas nas províncias de Luanda, Namibe, Benguela, Huíla, Moxico, Uíge, Cunene, Cabinda, Bié, Lunda-sul, Lunda-norte, e Zaire.
Já em Luanda, segundo os dados constantes do relatório do INAC, uma criança de 9 anos no bairro Maculusso foi durante meses vítima de agressão física praticada pela própria progenitora pelo facto de esta mijar na cama.
Igualmente na província de Benguela, uma criança de cinco anos foi abusada sexualmente por um adolescente de 16, que se aproveitou da ausência da família na residência para consumar o ato.