Connect with us

Sociedade

Luanda com mais de 200 casos de conjuntivite

Published

on

O surto da conjuntivite continua a preocupar os moradores de diferentes bairros da província de Luanda.

A falta de informação sobre a prevenção da doença é apontada pelos entrevistados como uma das preocupações e lançam um grito de socorro às autoridades sanitárias para travar o avanço do surto.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Saúde em Luanda, Manuel Varela, fala em mais de duzentos casos notificados. Disse que o Executivo tem em curso um plano estratégico para evitar a propagação da doença.

Recentemente, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, alertou às famílias a evitarem o tratamento caseiro da conjuntivite hemorrágica sob pena do agravamento da doença, que está a afectar sobretudo a capital do país.

Segundo a ministra, as unidades sanitárias de Luanda têm estado a registar pacientes com complicações muito graves por utilização de medicamentos caseiros como a urina.

O surto de conjuntivite dos tipos hemorrágica e epidérmica, ambas altamente contagiosas, continua a preocupar as autoridades sanitárias com avanço de casos em Luanda, Bengo e Uíge.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.