Ligar-se a nós

Sociedade

Luanda: cidadão mata prima por cobrar dívida de um milhão de kwanzas

Publicado

em

Um cidadão, de 41 anos de idade, está detido, acusado de ter assassinado a prima, a quem devia mais de um milhão de kwanzas, resultante da tentativa de compra de um terreno junto da Centralidade do KK5000, em Luanda.

De acordo com uma nota do Serviço de Investigação Criminal (SIC), a que o Correio da Kianda teve acesso, o cidadão em causa está implicado no crime de Homicídio Qualificado em Razão da Qualidade da Vítima, por sua prima de 43 anos de idade, a quem no passado dia 22 de Fevereiro de 2025 disparou mortalmente com uma arma de fogo do tipo pistola de marca Makarov, às 9 horas, na comuna do Nova Vida, Bairro Soba Capassa, na via pública.

Segundo aquele órgão da Polícia Nacional, mês de Julho do ano de 2024, a vítima e o cidadão implicado deslocaram-se ao Município do Sambizanga, bairro do São Paulo, onde manteve contacto com uma cidadã apenas conhecida, que estaria a comercializar uma parcela de terra na Centralidade do KK5000.

Feita a negociação, a vítima decidiu adquirir o espaço num valor fixado em AKZ 4.600.000.00, como o global de compra. Assim, para adiantar, a vítima terá pago a primeira parcela no valor monetário de AKZ 1.220.000.00 em via de transferência bancária e USD 1000, em espécie a já referida cidadã, ficando assim em falta AKZ 2.300.000 00 que seria liquidado no mês de Dezembro do ano transato. Passado o tempo acordado, a proprietária do espaço decidiu revender a um terceiro, facto que ao tomar conhecimento, a vítima em companhia do acusado, decidiu ir tirar satisfações a proprietária do espaço, tendo sido acordado a devolução dos valores para resolver o problema.

De acordo ainda com o SIC, no dia 19 Fevereiro de 2025, por volta das 20 horas, a proprietária do terreno efectuou uma transferência bancária na ordem de AKZ 1.220.000.00 à conta do implicado e de seguida comunicou, via telefónica, a vítima sobre a transação efectuada para a conta do seu Primo.

“Deste modo, a vítima ligou ao primo a pedir que transferisse os valores recuperados à sua conta, este concordou só que ao invés de transferir o valor exacto transferiu apenas AKZ 120.000,00 dando a entender que era o valor total. Apercebendo-se da acção ilícita realizada pelo primo, a vítima pressionava-o a restituir o valor em falta, só que era tarde porque já havia usado parte do dinheiro. Assim, em pânico e para livrar-se da dívida, decidiu pôr fim à vida da sua prima”, esclarece.

Depois de detido, o acusado foi presente ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, estando agora em prisão preventiva.

No acto da sua detenção a Polícia apreendeu uma arma de fogo do tipo pistola de marca Makarov e uma motorizada de marca Ling Ken, modelo 50 CC, cor vermelha, sem matrícula.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD