Connect with us

Sociedade

Luanda: cerca de 3 milhões de cidadãos vão beneficiar de passes sociais de transportes públicos

Published

on

A Unitel Mobile Money e a Empresa Nacional de Bilhete Integrado (ENBI) celebraram, ontem, um contrato comercial para o carregamento dos passes sociais de transportes, denominado “GiraMais”.

Essa cooperação vai permitir que os portadores dos passes dos transportes públicos possam realizar o carregamento dos seus títulos de forma célere e sem constrangimentos. A parceria vai permitir a ENBI levar para o universo Mobile Money mais de 3 milhões de cidadãos, só em Luanda.

Assim sendo, os passes de acesso ao transporte público em Luanda passam a ser carregados pela operadora de telefonia móvel UNITEL, através do do serviço Unitel Mobile Money. A garantia surge do contrato comercial assinado nesta sexta-feira, 18, em Luanda, entre a Empresa Nacional de Bilhete Integrado (ENBI) e a UNITEL, no âmbito do programa de parcerias que aquela empresa do sector dos transportes leva a cabo para a gestão do Sistema Nacional de bilhética.

O referido contrato vai permitir que os portadores dos passes dos transportes públicos possam realizar o carregamento dos seus títulos de forma célere e sem constrangimentos.

Na sessão de assinatura do contrato, o presidente do Conselho Executivo (PCE) da ENBI, Mário Nsingui Pedro, manifestou a sua satisfação pelo trabalho realizado pelas equipas de ambas empresas.

Disse ainda que a disrupção tecnológica introduzida no sistema de transporte público não pode traduzir-se em constrangimentos na forma como hoje o cidadão faz a sua viagem. “Ou seja, ao alterarmos o modo de pagamento da viagem do autocarro, temos que assegurar que a tecnologia introduzida garante maior facilidade ainda ao utente e isto só é possível como meios de pagamentos digitais de fácil acesso aos utentes dos Transportes, como são os pagamentos móveis”, explicou.

O gestor avançou que esta parceria permitirá a ENBI levar para o universo Mobile Money mais de três milhões de cidadãos, só em Luanda

Mário Nsingui disse que para além dos postos de venda e carregamentos dos passes de transporte da ENBI, os pagamentos agora poderão ser efectuados pelos canais digitais TELOPAY e Unitel Mobile Money, por meio do acordo assinado.

Neste sentido, o PCE da ENBI adianta que os passageiros com telemóveis analógicos também poderão carregar, consultar o seu passe GiraMais, mesmo sem saldo de dados, e sem a necessidade de se deslocarem das suas residências.

O responsável destacou que os operadores dos transportes públicos, em Luanda, transportam em cerca de 16 milhões de passageiros por mês, nos 420 autocarros que circulam na capital do país, pelo que entende que a parceria comercial rubricada enquadra-se na estratégia da ENBI de tornar o mais acessível possível.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Unitel Mobile Money, João Boa Kipipa, o também signatário, acredita no sucesso desta parceria, uma vez que a plataforma Unitel Money conta com mais de 1.3 milhões de clientes.

Por Manuel Camalata e Leonarda Inguila 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *