Connect with us

Lusofonia

Luanda acolhe XII reunião da comunidade das Autoridades da Aviação Civil

Published

on

Vários temas estão agendados para serem discutidos nos dias 19, 20 e 21 de Julho, em Luanda, durante o Workshop que junta as autoridades da Aviação civil dos países e comunidades de língua portuguesa.

No primeiro dia do evento vai discutir os temas em quatro painéis, entre as 09 e as 18 horas.

No primeiro, o representante de São Tomé e Príncipe, António dos Santos vai moderar os temas sobre o Capital humano na aviação e as novas tecnologias de informação.

Na sessão 1 será abordada a atracção e retenção do capital humano no contexto da transformação. O tema terá como prelector, o Director de Recursos Humanos da Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC), Edgar Quessongo.

O mesmo tema será abordado por Portugal, com foto na retenção de Talentos na ANAC, por meio do representante Francisco Landeira.

Do Brasil vem Tiago Pereira, que vai abordar o Modelo de governação como parte do fortalecimento Institucional da ANAC.

A segurança operacional é tema central do segundo painel, que terá como moderador o equato-guiniense Ubaldo Marcos Nguete.
Regulamentação dos serviços de segurança operacional será a segunda sessão.

Para o tema de abertura, a angolana Cândida Bartolomeu vai falar da fadiga e do ambiente aéreo na tripulação, ao passo que de Moçambique vem a experiência sobre a lida com elementos críticos da ICAO como ferramenta de segurança operacional, e será abordado por João Martins de Abreu.

Da Europa, vem o Tenente coronel português Luís Neto para abordar recolha, processamento e análise das comunicações de ocorrências como elementos chaves da segurança operacional.

O terceiro painel será sobre a segunda contra actos de interferência ilícitos. Cultura de segurança no sistema de segurança da Aviação civil bem como os desafios da segurança serão abordados com experiências vindas de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

A certificação dos aeroportos será tema central do quarto painel do dia. Brasil, Angola e Cabo Verde vão apresentar experiência dos respectivos paises no processo de certificação dos seus aeroportos.

No dia seguinte tem lugar, também em Luanda, a reunião de Presidentes e directores Gerais da Aviação civil daquela organização. No evento, restrito, serão abordados temas como o estado se execução das recomendações deliberadas na última reunião, o ponto de situação sobre a ratificação dos protocolos ICAO para aumento do numero de membro no conselho directivo da organização, entre outros assuntos.

O último dia do evento, 21, está reserva uma visita guiada ao novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, na Comuna do Bom Jesus, em Luanda.