Economia
Luanda acolhe terceiro fórum da indústria textil no país
A cidade de Luanda acolhe nesta quinta-feira, 19, a IIIª edição do Fórum da Indústria têxtil, confições e moda em Angola, para auscultar, fomentar a pesquisa e o desenvolvimento, bem como a produção local e sustentável local. O evento acontece no auditório do edifício Sagrada Esperança, na baixa de Luanda, a partir das 09 horas.
O ´impacto da indústria da moda para on desenvolvimento sustentavel e fomento da produção nacional´ é o lema do fórum que vai juntar especialistas da área, bem como os estilistas mais renomados do país.
Considerada como a maior conferência do sector, o evento retende reunir, num só espaço, os principais protagonistas dos sectores téxtil, confecções, moda e institucionais, com o objectivo de cadastrar e manter activa a comunicação com as instituições de ensino com cursos de formação na área.
Propõe-se igualmente a incentivar os parcticipantes a explorarem os possíveis cenários, desafios e soluções sustentáveis, bem como fomentar o desenvolvimento económico do sector no país.
Promovido pelo Tussole, a terceira edição do Fórum da Indústria Téxtil, Confecções e da Moda em Angola conta com o apoio dos Ministérios da Indústria e Comércio, bem como da Economia e Planeamento, além da Administração Geral Tributária.
Participantes
Para abertura do fórum foram convidadas figuras como o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimentos promoção das exportações, António Henriques da Silva, que vai abordar a indústria têxtil como fonte de desenvolvimento económico em Angola, bem como o Secretário de Estado da Juventude, Fernando João, que fala sobre a participação ativa dos jovens no fomento da produção nacional.
O evento prevê dois temas de discussão. O primeiro painel vai discutir a moda como fonte de receita para sustentabilidade das famílias, para qual foram convidadas as estilistas Siwana de Azevedo, Iracema Leipinay, Marith Joia, Nadir Tati, Lucrécia Moreira e Alda Duarte, às 09h30.
Para o segundo painel, às 13 horas, subordinado ao tema o ´desenvolvimento sustentável e fomento da produção nacional´estão convidados os empresários téxtil Rogério Tomé e Félix Barco, a responsável de Confecção da TEXTANG II, Júlia Villegas, ainda a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres, ainda o especialista de seguros, Pascoal Diogo e josé Neto, em representação do Banco Económico.