Connect with us

Sociedade

Luanda acolhe Fórum Nacional de Água e Saneamento

Published

on

O Ministério da Energia e Águas realiza esta quinta-feira, em Luanda, o “Fórum Nacional de Água e Saneamento” (FONAS) enquadrado na celebração do Dia Mundial da Água, que se assinala no dia 22 de Março.

“Os Desafios Financeiros do Sector de Água e Saneamento, Segurança e Resiliência Climática no Sector de Água, Problemática do Saneamento em Angola e o Saneamento nas Cidades Costeiras são alguns dos temas a serem debatidos no encontro.

O evento conta com as intervenções dos Ministro João Baptista Borges, da Energia e Água, Ana Paula de Carvalho, do Ambiente, bem como do representante adjunto da UNICEF em Angola, Andrew Trevett.

Importa referir que o FONAS foi criado em Angola em 2019, com o propósito de reflectir sobre vários desafios sectoriais do pós guerra e também dar resposta à Declaração de Paris 2005 e à Agenda para a Acção de Acra 2008, no âmbito da cooperação para o desenvolvimento.

Nestes termos, de acordo com uma nota daquele departamento ministerial, a sua constituição e operacionalização visa proporcionar uma plataforma de diálogo entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento do Sector de Água, Saneamento e Higiene, para melhorar a coordenação das intervenções no sector, promovendo a criação de sinergias, o alargamento e angariação de recursos financeiros.

Assim sendo, com o estabelecimento do FONAS, Angola dá um passo importante para trazer para o país soluções que deverão responder aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, particularmente no que se concerne ao acesso à água potável nos domicílios, nas escolas, hospitais, a redução da prática de defecação a céu aberto, melhoria do saneamento e práticas de higiene precárias com grande impacto no bem estar e desenvolvimento das crianças e suas famílias.