Politica
Luanda acolhe domingo cimeira com presidentes de Angola, Ruanda e RDC
Luanda acolhe, no domingo, a Cimeira Tripartida Angola-Ruanda-RDC, um encontro que visa fortalecer os esforços de estabilização no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Sob a liderança do Presidente João Lourenço, o evento vai contar com a participação dos Presidentes Félix Tshisekedi (RDC) e Paul Kagame (Ruanda).
A Cimeira surge no âmbito de uma série de iniciativas de mediação conduzidas pelo Chefe de Estado angolano, que actua como mediador designado pela União Africana para resolver a crise diplomática entre o Rwanda e a RDC.
O encontro pretende reforçar as medidas de segurança, promover a paz e criar condições para o desenvolvimento económico na Região dos Grandes Lagos.
O empenho de Angola foi reiterado, na segunda-feira, durante a sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque. O representante permanente adjunto e encarregado de Negócios da Missão de Angola na ONU, embaixador Mateus Luemba, destacou o compromisso do país em continuar a trabalhar pela paz e estabilidade na RDC e na Região dos Grandes Lagos.
O diplomata frisou a importância das acções de Angola, mencionando o Fórum Regional de Alto Nível das Mulheres da Região dos Grandes Lagos, realizado em Luanda nos dias 18 e 19 de Outubro, que visou promover o papel das mulheres nos processos de paz. Outra iniciativa de destaque foi a assinatura de um Memorando de Entendimento entre Angola e a MONUSCO, a 23 de Novembro de 2024, para apoiar a implementação do Mecanismo de Verificação Ad-hoc Reforçado.