Connect with us

Economia

Luanda acolhe 42ª reunião do Conselho Consultivo dos Portos da África Central e Ocidental

Published

on

A cidade de Luanda acolhe, a partir desta terça-feira, 15, a 42ª reunião do Conselho Consultivo dos Portos da África Central e Ocidental, para discutir temas ligados a situação geral dos portos dos países que fazem parte dos dois bloco regionais do continente africano.

O governador da província de Luanda, Manuel Homem, fará o discurso de abertura do evento, seguido do Presidente da Associação dos Portos de Angola, Alberto Bengue, na condição de Anfitrião e uma mensagem do Presidente da Associação de Gestão dos Portos da África Ocidental e Central, o ganense Michael Luguje, que acumula o cargo de Director Geral das Autoridades Portuárias do Gana.

Manuel Nunes Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica estará no evento, em nome do governo angolano.

Em paralelo acontece a 17ª mesa redonda dos directores gerais dos portos, que vão abordar diversos temas. Assim, no primeiro dia, esta terça-feira, o tema será o envolvimento dos Portos da África Ocidental e do Centro na redução dos efeitos de carbono e as opções para a transição energética. No dia seguinte, quarta-feira, a sessão de debate será sobre o envolvimento dos Armadores e organizações marítimas na redução das emissões de carbono e as opções propostas para este objectivo.

Na IIIª Sessão da mesa redonda dos directores dos portos da África Ocidental e Central vai centrar-se nos desafios da aceleração da transição energética na facilitação dos efeitos nas alterações climáticas e na sustentabilidade dos Portos do Sector Marítimo e logística olhando para as prioridades, recursos e quadro institucional.

Nesse mesmo dia, os Directores Gerais e Chefes das Delegações e Delegados no geral vão fazer uma visita ao Porto de Luanda.

Na quinta-feira 17 de Novembro tem início a reunião do conselho alargado dos directores gerais, chefes de delegações e organizações membros da AGPAOC.

No periodo noturno, acontece a Gala e a 6ª Edicão da Cerimónia de premiação dos Portos Africanos e Corte do Bolo dos 50 anos da AGPAOC, dentre outros momentos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas