Connect with us

Politica

Luanda acolhe 18ª edição do CANFEU com mais de mil estudantes

Published

on

A província de Luanda acolhe, a partir desta segunda-feira, 01 de Agosto, a 18ª edição do Campo Nacioal de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU) que em 2022 decorre sob o lema “Juventude universitária – unidos, participemos nas eleições gerais de 2022”, numa organização da JMPLA, braço juvenil do MPLA.

A cerimónia de abertura do CANFEU será presidida pelo Presidente do partido MPLA, João Lourenço, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a partir das 09 horas. O evento mobilizou para esta edição, mais de mil jovens estudantes universitários.

Temas

O ciclo de actividade do Programa do CAFEU 2022 reserva a abordagem de vários temas. No primeiro dia, nesta segunda-feira, os estudantes universitários afectos à JMPLA vão discutir dois temas. O primeiro é uma Conferência sobre o estado de desenvolvimento Socioeconómico da província de Luanda, e que terá como oradora a governadora da província de Luanda, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho. O segundo momento da conferência está reservado à apresentação do Programa de Governo e o Manifesto Eleitoral do MPLA.

Já no segundo dia, os jovens participam de Conferências sobre o estado do ensino superior em Angola, com prelecção da Ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação,  Maria do Rosário Teixeira de Alva Sequeira, seguida pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, que fala sobre a Redução da taxa de desemprego no âmbito do Programa de Apoio para a Empregabilidade (PAPE).

Estão ainda previstas actividades desportivas, apresentações culturais e eleição da Musa do CANFEU.

O CANFEU é um evento de âmbito nacional, organizado pela JMPLA, cujo escopo de intervenção forja-se em acções de voluntariado e solidariedade, de promoção da educação para a cidadania assim como a exaltação cultural e patriótica.

 O CANFEU realiza-se em contexto de eleições e apresenta-se como um espaço de unidade, reflexão, cidadania  e diálogo juvenil, trabalho, recreação, desporto e cultura e, por conseguinte, de troca e partilha de experiências, que reúne a juventude universitária de todo o país e estudantes provenientes do exterior do país.

O evento é um espaço privilegiado que envolve os estudantes universitários em tarefas socialmente úteis, mediante o seu engajamento em projectos orientados a reconstrução e ao desenvolvimento nacional, a solidariedade, com vista a recuperação de infra-estruturas sociais, económicas e ambientais, para a diminuição das carências actuais, proporcionando o bem-estar da juventude e das populações em geral.

“A JMPLA pretende, com a presente edição, continuar a mobilizar a juventude angolana para a sua afirmação e comprometimento como factor decisivo na efectivação dos principais desafios que se colocam diante da nação Angolana”, lê-se na nota da Organização, enviada ao Correio da Kianda.