Connect with us

Sociedade

Lixo em Luanda: ASCOFA cria cooperativa para empregar ex-militares

Manuel Camalata

Published

on

A Associação dos ex-combatentes das FAPLAS (ASCOFA) realizou, nesta sexta-feira, 12, na sua sede, em Luanda, uma actividade que visou apresentar o plano de formação de uma cooperativa, para a reintegração dos seus associados no mercado de trabalho, na campanha de limpeza das principais cidades do país.

Na ocasião, o presidente da associação, Caetano Marcolino, referiu que esta iniciativa surge da necessidade de criação de emprego para os seus associativos. Por esta razão, já estão cadastrados 200 homens, que divididos em grupos, começam na próxima segunda-feira os trabalhos de limpeza da cidade de Luanda.

Caetano Marcolino garantiu, entretanto, a existência de condições financeiras e materiais para a empreitada, com destaque para os subsídios remuneratórios, a alimentação e os meios de trabalho, como pás, enxadas, carros de mão e motorizadas de três rodas, com as quais se procederá a recolha e transporte de resíduos sólidos.

Além de participação na recolha de lixo, a ASCOFA pretende, igualmente, que os ex-combatentes passem também a cuidar dos jardins públicos da capital, bem como o seu asseguramento, com vista a preservar e a manter estáveis alguns dos espaços públicos.

Em representação da governadora provincial, Joana Lina, esteve o administrador do distrito urbano do Rangel, Francisco Naval, que louvou a iniciativa e informou que o governo da província já tem disponíveis os meios com os quais os ex-combatentes vão trabalhar para a recolha de lixo.

Tratadores, motos de três rodas e viaturas camiões, são alguns dos meios que Francisco Naval disse já estarem disponíveis e que até domingo, 14, já estarão na sede da ASCOFA, para que na segunda-feira, iniciem os trabalhos.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (83)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD