Economia
Litro de gasolina comercializado a 500 kwanzas em localidades no Sul do país
Os automobilistas das províncias da Huíla, Benguela e Cuando Cubango dizem-se agastados com a falta de combustível naquela região do país, tanto gasolina como gasóleo.
Segundo afirmam, a situação que dura há mais de duas semanas, está a criar vários constrangimentos e em algumas localidades dos municípios do interior, um litro de gasolina está a ser comercializado a 500 kwanzas.
Na província do Cuando Cubango, os automobilistas e produtores afirmam que as suas actividades estão paralisadas por conta da situação. A situação é a mesma na província da Huíla.
Entretanto, a directora da região Centro-Sul da Sonangol, Maria do Carmo, reconhece a falta de combustível nestas localidades, e garante que a situação será ultrapassada nos próximos dias.
“Tivemos algumas questões operacionais que levaram a quebra da distribuição do produto, tivemos alguns atrasos na reposição dos navios, mas a situação já esta reposta, já temos o navio no nosso terminal oceânico a fazer a respectiva carga”, disse e avançou: “quero aqui apelar o público em geral para manterem a calma, que nós já temos o combustível para fazer a devida distribuição. Houve um ligeiro atraso, mas a questão já está solucionada. Todo esforço está a ser envidado para reposição para o normal funcionamento. Essa questão operacional nós tivemos a nível nacional”, explicou.