Ligar-se a nós

Economia

Linha Amarela do Metro vai beneficiar mais de três milhões de cidadãos

Publicado

em

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou a despesa e contratação simplificada da empreitada de construção da Linha Amarela do Metro de Superfície de Luanda, no valor de 1.3 mil milhões de euros, com a fase inicial a abranger o troço entre o Porto de Luanda e a centralidade do Kilamba.

O Decreto Presidencial datado de 22 de Março informa que o governante optou pelo processo de contratação simplificada da Siemens Mobility para a “concepção, construção, implementação, fornecimento de equipamentos e tecnologia” relativos à Linha Amarela do futuro Metro de Superfície de Luanda, que terá uma extensão aproximada de 39 quilómetros, beneficiando cerca de três milhões de habitantes, dos quais 65 por cento desloca-se diariamente para o centro da cidade.

De recordar que o Executivo já havia anunciado, em Julho de 2021, que a companhia alemã Siemens Mobility é a escolhida, desde então, para construir, o Metro de Superfície de Luanda, no âmbito de uma Parceria Público-Privada, cujo arranque inicial estava previsto para 2019.

A 7 de Fevereiro daquele ano, o director-executivo da Siemens Mobility, Michael Peter, e o ministro dos Transportes de Angola, Ricardo D’Abreu, assinaram, em Luanda, um memorando de entendimento que certifica a parceria.

Angola terá uma participação minoritária no projecto, que ronda os 30 por cento, cabendo à outra parte (70%). A linha do Metro de Superfície, que consta das prioridades do Executivo angolano, vai ter, ao todo, uma extensão de 149 quilómetros.

Além do Metro de Superfície, o Plano Director de Luanda, já aprovado pelo Executivo, prevê também dois sistemas de Metro de Superfície, designadamente o Bus Rapid Transit (BRT) e o Veículo Rápido sobre Trilhos (carris), abreviadamente VLT.

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Leandro

    29/03/2023 em 7:34 am

    ja andaram fazer projecto do BRT ha anos atras com brasileiros aldraboes e saiu nada. Todos mamaram dinheiro e nao arrancou nada. Pode ser que com alemaes e sua disciplina as coisas avancem mesmo. Mas uma vez acabado tem que haver policia tomar conta dia e noite, senao vao rebentar tudo depressa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD