Connect with us

Politica

LIMA: reeleição de Helena Bonguela com suspeitas de fraude

António Sacuvaia

Published

on

Terminou na noite deste sábado, 08, o IV Congresso Ordinário da Liga da Mulher Angolana (LIMA), organização feminina da UNITA, cujo ponto mais alto foi a eleição da nova presidente.

Com mais de 300 votos, Helena Bonguela foi reeleita, num certame, onde suspeitas de vícios e fraudes a favor da candidata foram evocados, tanto por militantes, como por uma das candidatas.

Manuela dos Prazeres Cazoto, a terceira no boletim de votos, considerou o processo de votação como viciado, tendo mesmo apelado ao presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, a não concordar com a reeleição de Helena Bonguela.

“A UNITA é a escola da democracia, por isso não deve compactuar com vícios. Portanto, eu não concordo com os resultados deste congresso”, desabafou Manuela dos Prazeres.

A contestacão de resultados da terceira candidata foi rebatida pela presidente da Comissão Eleitoral, Amelia Judith Ernesto, que considerou as acusacões de Manuela dos Prazeres como sendo infundadas e sem provas.

“A reclamação deve conter a matéria de facto e de direito, devidamente fundamentada e é  acompanhada dos necessários elementos de provas, incluídos a acta da mesa em que a irregularidade ocorreu. Enquanto presidente da comissão eleitoral do quarto congresso da LIMA, em nenhum momento recebemos alguma reclamação da candidata Manuela dos Prazeres”, criticou.

Cazoto foi, entre as candidatas, a mais jovem, mas figura-se com alguma notoriedade na LIMA e no partido, organizações nas quais tem uma folha de serviço digna de registo.

De 46 anos, Manuela dos Prazeres Cazoto foi porta-voz da LIMA, militar desmobilizada das FALA (extintas forças armadas da UNITA), com a patente de tenente. É jornalista e membro da Comissão Política do partido, enquanto Helena Bonguela Abel é a mais velha e com mais experiência política entre as três concorrentes.

De 63 anos, a agora reeleita é natural de Kachiungo, província do Huambo, e aderiu à UNITA em 1974, com 17 anos. Bacharel em psicologia, Helena Bonguela é deputada e membro da Comissão Política da UNITA. Dirigiu os destinos da LIMA nos últimos quatro anos, por último, Domingas Njungulo José, 51 anos, é membro do Comité Nacional da LIMA e estudante de psicologia.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (75)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD