Politica
LIMA: congresso para escolher liderança irá decorrer em seis cidades
As cidades de Luanda, Lubango, Saurimo, Uíge, Cabinda e Ndalatando vão acolher, a partir desta sexta-feira, 07, as delegações ao IV Congresso Ordinário da Liga da Mulher Angolana (LIMA), organização feminina da UNITA, a decorrer de 7 a 8 deste mês.
O congresso, a decorrer sob o lema ‘’Patriotismo, Unidade e Integridade’’, contará com a disputa de três candidatas à presidência. Trata-se de Helena Bonguela Abel (candidata à sua própria sucessão) e Manuela dos Prazeres Kazoto (antiga porta-voz da organização) e Domingas Njungulo.
Os anteriores conclaves foram realizados na capital do país, Luanda, nos anos 2004, 2008, 2012, 2016, mas, por força da pandemia da covid-19, este congresso será acolhido por estas seis regiões do território nacional.
Inicialmente, o conclave estava programado para os dia 01, 02 e 3 de Abril, mas por força desta doença que assola o mundo, teve de ser adiado.
A presidente cessante da organização, Helena Bonguela, disse que o objectivo da sua candidatura neste segundo mandato é o de colocar as mulheres nos lugares de decisão, bem como apostar nas jovens para ocuparem posições de destaque a nível do partido.
Enquanto isso, Manuela dos Prazeres (jornalista de profissão) disse que o seu propósito na liderança da LIMA se baseará na comunicação e interacção, assim como liderar a segurança social da mulher ‘zungueira’.
De acordo com a candidata, as mulheres devem ser incentivadas com formação técnica e profissional para sair do analfabetismo.
Domingas Jungulo, por seu lado, considera-se possuir uma boa experiência política para liderar a organização feminina do seu partido, iniciada numa trajectória desde a sua passagem na Juventude Revolucionaria de Angola (JURA), assim como ter trabalhado em várias estruturas da UNITA.
Congresso
O Congresso é um órgão máximo da LIMA com as competências de analisar e fazer o balanço das actividades e dos programas traçados.
Analisar a situação política, económica, social e cultural vigente no país, com maior incidência sobre os problemas da mulher.
Prevê, igualmente, analisar o desenvolvimento e o crescimento da LIMA; alterar e actualizar o Estatuto e definir a estratégia e o programa em geral.
A LIMA foi fundada a 18 de Junho de 1972 nas margens do rio Kutaho (Mussivi), na província do Moxico, sob liderança de Osalina Kawina.
Com Angop