Conecte-se agora

Bastidores

Ligações ao “Saque” no INEA Abalam Nomeação de Armando Manuel

Vasco da Gama

Publicados

on

[object object] - Armando Manuel - Ligações ao “Saque” no INEA Abalam Nomeação de Armando Manuel

Armando Manuel, que já dirigiu o Ministério das Finanças, (2013 a 2016), tem sido cogitado no seio do poder angolano como o preferido de João Lourenço para ocupar o Ministério que, para muitos é dos mais influentes na manobra económica e política do País. Recorde-se que tais cogitações remontam de 2017 logo após a tomada de posse do actual presidente da República.

Fontes do Correio da Kianda informam que o jovem economista que, actualmente é consultor do Banco Mundial (BM), esteve muito próximo de voltar ao Ministério das Finanças porquanto continuava a gozar de confiança por parte de JLO, chefe do titular do poder executivo.

No entretanto, a mesma fonte adianta que ao meio desta semana surgiram informações que beliscaram o perfil do jovem economista porquanto o seu nome está a ser associado a lista dos dirigentes beneficiados através de “gorjetas” resultantes da pilhagem dos recursos financeiros atribuídos ao Instituto Nacional de Estradas de Angola, cujo processo está em curso e já provocou a detenção do então Director Geral do INEA, Joaquim Sebastião em prisão preventiva há dois meses.

Refere, também, que o nome do economista consta das anotações de Joaquim Sebastião contidas nas malas apreendidas pelos agentes do SIC, aquando das buscas e apreensões na sua residência ao Talatona, Luanda. Esta situação, prossegue a nossa fonte, terá motivado a que JLO recuasse na decisão e aguarde que a investigação termine e a participação do economista no rombo ao dinheiro público colocado no INEA seja confirmada ou não.

Lembra-se que Armando Manuel foi recentemente indicado para assumir interinamente as funções de Director Executivo da Constituência de Angola, Nigéria e África do Sul, junto do Banco Mundial, até que se nomeie um novo director, para preencher a vaga deixada pelo nigeriano Haruna Mohammed que morreu vítima de doença, no dia 02 deste de Fevereiro, 2019.

Consta que Armando Manuel, 42 anos, natural do Uíge, é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, em 1996, tendo concluído o Mestrado em Economia Quantitativa na London Guidhall University, em 2001.

Foi nomeado ministro das Finanças em Maio de 2013. Entre outras funções exerceu o cargo de presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, em 2012, Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, 2010, e Director Nacional do Tesouro do Ministério.

Considerado Ministro do ano 2014 pela prestigiada revista de negócios e finanças African Banker, Armando Manuel recebeu o prémio na categoria de Ministro das Finanças 2014, em África.

O nome de Armando Manuel volta a ser cogitado numa altura em que o actual Ministro das Finanças, Archer Mangueira tem o seu nome associado constantemente em casos de corrupção, lavagem de dinheiro cujos processos aguardam anuência das instâncias competentes.

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (220)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (12)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (58)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD