Mundo
RDC: Líderes da oposição rasgam acordo e já não tem um candidato único para as eleições presidenciais
Na RDC, a oposição já não tem um candidato único para as eleições presidenciais. O projecto dos partidos da oposição acabou por não se realizar, 24 horas apenas, após a assinatura do acordo de Genebra.
Martin Fayulu, líder do Movimento pela Cidadania e Desenvolvimento, já não é o candidato único da oposição para as eleições presidenciais, isto após Félix Tshisekedi da União para a Democracia e o Progresso Social e Vital Kamerhe da União para a Nação Congolesa terem rasgado o Acordo de Genebra.
Os dois líderes não concordaram com a designação de Martin Fayulu, como candidato único para defrontar o ex-ministro do Interior, Emmanuel Ramazani Shadary, o candidato do Presidente da RDC, Joseph Kabila.
No entanto no caso de Félix Tshisekedi, o líder da UDPS acabou por ceder à pressão dos seus apoiantes que não estavam satisfeitos com a decisão tomada pelo seu dirigente.
A dez dias da Presidencial, a oposição teve um duro golpe sem dois apoios de peso. Emmanuel Ramazani Shadary, o candidato do Presidente da RDC, já reagiu pedindo aqueles que estão decepcionados com a oposição, que votei na sua candidatura.
RFI