Ligar-se a nós

Mundo

Líderes africanos excluídos da cerimónia de Trump devido actual situação do continente, diz analista

Publicado

em

Toma hoje posse, Donald Trump, como o 47.º presidente norte-americano, numa cerimónia em Washington, D.C. marcada pela presença de políticos internacionais populistas e de extrema-direita, mas com escassos responsáveis governamentais e sem líderes da União Europeia.

O momento marcará o regresso à Casa Branca do político republicano, que venceu a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris, nas eleições presidenciais norte-americanas de 5 de Novembro, depois de um primeiro mandato no período 2017-2021, e de ter falhado a reeleição, face à vitória de Joe Biden.

Sobre o assunto, o especialista em relações internacionais Horácio Nsimba afirmou que a política externa da nação mais poderosa do mundo terá uma outra velocidade.

O especialista entende que a guerra Rússia-Ucrânia será um dos grandes desafios de Trump.

Sobre a ausência de Chefes de Estado africanos na cerimónia de posse de Trump, “deve servir de análise aos líderes africanos sobre os seus programas de política internacional”, disse.

O especialista em matéria de relações internacionais entende que o actual clima tenso que se vive em África, com realce a crise pós-eleitoral em Moçambique, bem como os constantes golpes de estado na região do Sahel, podem estar na base de nenhum presidente do continente berço ter sido convidado na cerimónia de Donald Trump.

“Vou impedir que a terceira guerra mundial comece” – Donald Trump




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD