Mundo
Líder Supremo do Irão dirige oração colectiva em homenagem a Hassan Nasrallah
O líder supremo do Irão vai dirigir a sua primeira oração colectiva de sexta-feira, quatro anos depois (desde 2020), em homenagem ao líder assassinado do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, num contexto de tensões devido ao ataque iraniano a Israel.
“O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, vai liderar a oração colectiva desta sexta-feira em Teerão, bem como a cerimónia de comemoração do porta-estandarte mártir da resistência Hassan Nasrallah na Mesquita Imam Khomeini”, informou hoje a principal autoridade política e religiosa do país num comunicado divulgado no seu ‘site’ da Internet.
“A cerimónia realiza-se na véspera do primeiro aniversário da tomada da ‘Tempestade de Al-Aqsa’ pelos combatentes da resistência islâmica da Palestina”, acrescentou o comunicado, referindo-se ao ataque do Hamas a Israel a 07 de Outubro de 2023.
Horas antes da confirmação da oração, Khamenei criticou os países ocidentais pela sua alegada culpa na violência no Médio Oriente.
“A base dos problemas da região é a presença de atores como os Estados Unidos e alguns países europeus que falsamente clamam por paz e tranquilidade”, defendeu Khamenei hoje, num encontro com estudantes em Teerão.
“Quando a região se livrar deles, não haverá dúvida de que as guerras cessarão por completo”, assegurou a autoridade política e religiosa máxima do país persa.