Ligar-se a nós

Mundo

Líder da oposição do Zimbabué já canta vitória eleitoral “brilhante”

O líder da oposição do Zimbabué, Nelson Chamisa, reclamou hoje “uma vitória brilhante” nas primeiras eleições após o afastamento do ex-presidente Robert Mugabe, mas ainda não foram apurados resultados definitivos.

Publicado

em

Líder da oposição do Zimbabué reivindica vitória eleitoral “brilhante”

declaração de Chamisa foi transmitida através da conta que mantém na rede social Twitter e tem como base a contagem parcial dos votos.

No total, vão ter de ser contabilizados os resultados de 10 mil assembleias de voto, a nível nacional, mas o líder da oposição reclama “vitória brilhante” acrescentando que se verificou um desempenho “marcante” contra o atual chefe de Estado, Emmerson Manangagwa.

“Estamos prontos para formar o novo governo”, diz a mesma mensagem de Nelson Chamisa.

As eleições contaram com 23 candidatos, mas as candidaturas principais são lideradas pelo atual presidente Mnangagawa, que dirige a ZANU-PF, o partido no poder desde a independência do Zimbabué, em 1980, e Nelson Chamisa, 40 anos, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês).

As autoridades eleitorais destacam a elevada participação na primeira votação realizada no país após o afastamento do ex-chefe de Estado Robert Mugabe, em 2017

Emmerson Manangagwa, 75 anos, ainda não emitiu qualquer declaração sobre a contagem parcial dos votos.

Os observadores internacionais registaram irregularidades e momentos de desorganização, sobretudo nas zonas periféricas de Harare, mas a votação decorreu, aparentemente, sem problemas no resto do país.

Se nenhum candidato conseguir a maioria absoluta, a segunda volta das eleições realiza-se no dia 08 de setembro.

 

C/ LUSA

 

Líder da oposição do Zimbabué reivindica vitória eleitoral “brilhante”

 




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD