Connect with us

Sociedade

Líder adventista apela ao não tribalismo e regionalismo na denominação religiosa

Published

on

O Presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia da União Nordeste Angolana (UNA), pastor Teixeira Mateus Vinte, destacou a variedade tribal como riqueza indispensável do país. A visão de Teixeira Vinte é um apelo à unidade, para a concretização dos objectivos evangelísticos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Angola.

O líder adventista que falava, no sábado, 24, durante a tomada de posse de novos administradores das Missões e União Nordeste Angolana, eleitos durante a IIIª Assembleia, que decorreu nos dias 20 e 21 de Julho, em Luanda, voltou a apelar para a necessidade da unidade da igreja que dirige com vista o alcance dos objectivos preconizados.

Para o pastor Teixeira Mateus Vinte, “a unidade faz a diferença”, pois, disse ele, “Angola é um país multi-étnico e multi-tribal, e ao fazer esse apelo é porque a igreja é monogenia com vários segmentos onde alguém pode não se sentir representado mediante a sua tribo, mas nós apelamos à unidade porque com ela somos abençoados para fazermos muito trabalho para o Senhor”, disse.

Na sua intervenção durante a cerimónia que decorreu na Igreja Central de Luanda, na rua Rei Katyavala, afirmou ter exortado os pastores e demais membros adventistas a não “pactuarem” com o “tribalismo e o regionalismo”, males que segundo o pastor Teixeira Vinte, “minam o progresso e a boa convivência entre os irmãos da mesma fé e os angolanos de modo geral”.

“Eu não vejo a cor tribal, nem a pessoa pela sua tribo, mas sim, pessoas consagradas e que se dedicam ao trabalho do Senhor nosso Deus, então esse é o diferencial”, explicou, acrescentando que “apelei tanto para não o tribalismo porque temos focos de pessoas que acham que somos do sul, somos do leste, mas a igreja em Cristo ela é una e indivisível, por isso, onde há unidade há progresso”, sublinhou.

O pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia aproveitou a ocasião para a aconselhar à comunidade para a necessidade de, cada vez mais, intensificar a prevenção contra a pandemia da Covid-19, no país.

Novos administradores

Na Região Sul de Luanda e Cabinda, foi eleito o pastor Tito Mateus Zua. À imprensa, o responsável avançou que, a par da evangelização, as questões sociais constam entre as prioridades da sua congregação com vista o bem-estar das comunidades.

Ainda para a Missão Sul de Luanda e Cabinda, foram eleitos o pastor Baltar Mateus Ngola e Joaquim Nzange, respectivamente secretário executivo e tesoureiro.

Para a Missão Norte, que compreende as províncias Norte de Luanda, Bengo e Zaire, o novo líder é o pastor Isaac Geraldo Rafael, que tem como colaboradores directos Francisco Esteve Domingos (secretário executivo) e Nhaneco Soares (tesoureiro).

Na Missão Leste, correspondente às províncias de Lunda-Norte, Moxico e Lunda-Sul, o novo presidente é o pastor Ângelo Donaldo, que vai trabalhar com o pastor Benício Camisa (secretário executivo) e Benjamim Mariano (tesoureiro).

Já, a Missão Nordeste, que responde pelas províncias Kuanza-Norte, Malange e Uíge, tem como o responsável máximo o pastor Andrade Neves Tunda, que vai ser coadjuvado pelo pastor Armindo Fernando (secretário executivo) e Aires Bumba (tesoureiro).

Entretanto, foram igualmente eleitos no decurso da IIIª Assembleia da União Nordeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, realizada nos dias 20 e 21 de Julho, na sua sede no município de Talatona, em Luanda, novos responsáveis para os distintos Departamentos da UNA, liderada pelo pastor Teixeira Mateus Vinte (Presidente), Osvaldo Vunge (Secretário Executivo) e Burn Sibanda (Tesoureiro).

Para o Departamento de Escola Sabatina a escolha recaiu ao pastor Adão Dala Hebo, o pastor Augusto Artur foi eleito para o cargo de secretário ministerial.

O jovem Wilson Eduardo Alfredo é o novo departamental da juventude adventista da União Nordeste Angolana.
O departamento do Ministério da Família vai ser coordenado pelo pastor Fragoso Bernardo, o de Mordomia Cristã pelo pastor Prazeres João, enquanto que o de Educação pelo Osvaldo Kajungo.

Foi ainda eleito Miguel José dos Santos para questões de Liberdade Religiosa e Assuntos Jurídicos, Bonguí Sibanda para o departamento de Ministério da Mulher, ao passo que para tesoureiro associado consta o nome de Paulo Ribeiro da Costa.

Em Angola, segundo dados oficiais, a IASD conta com mais de dois milhões de membros. A União Nordeste Adventista do Sétimo Dia (UNA) é compota pelas províncias de Luanda, Cabinda, Zaire, Bengo, Malange, Uíge, Cuanza Norte, Lunda-Norte, Moxico e Lunda Sul.

A IASD na região Norte do país, tem o controlo de pelo menos 272.804 membros baptizados, adicionados aos 570.903 não baptizados, em 1.616 igrejas e lugares de cultos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD