Partidos Politicos
Liberty Chiaka entra na corrida à liderança da UNITA
O actual Secretário da UNITA no Huambo Liberty Chiaka, anunciou a sua candidatura à liderança do partido, no XIII congresso que se realiza entre os dias 13 e 15 de Novembro deste ano.
O actual líder da UNITA, Isaías Samakuva, deixou claro hoje, durante a reunião do comité permanente da UNITA, que não vai mesmo concorrer a sua própria sucessão na presidência da UNITA, durante o XIII Congresso Ordinário daquela formação política.
Segundo fontes do Correio da Kianda, a informação foi avançada pelo próprio Liberty Chiaka, hoje, segunda-feira, em Luanda, durante a reunião ordinária do Comité Permanente da Comissão Política do partido, e escolheu Irodina Filipe, como mandatária adjunta da sua Candidatura à Presidente da UNITA.
Liberty Chiaka de 43 anos de idade, é secretário da UNITA na província do Huambo, e representa uma corrente de jovens que procuram fazer a transição política geracional dentro da UNITA.
Com este facto, O jovem deputado terá a oportunidade de avaliar a sua popularidade e as possíveis dinamicas a longo prazo de uma agenda estratégica virada para o futuro.
Recorde-se que, Adalberto Costa Júnior, Lukamba Gato, Raul Danda, José Pedro Katchiungo e Abílio Kamalata Numa, constam na lista de intenções para a substituição de Isaías Samakuva.