Connect with us

Mundo

Libéria cria Tribunal de Crimes de Guerra

Published

on

O Senado da Libéria deu seu apoio à criação de um tribunal de crimes de guerra, destinado a proporcionar justiça às vítimas de graves abusos ocorridos durante as duas guerras civis do país na África Ocidental.

A resolução foi proposta pelo Presidente Joseph Boakai e recebeu respaldo dos legisladores durante uma votação na câmara baixa da Libéria no mês passado. Na terça-feira, foi aprovada em segunda votação no Senado, com o apoio de 27 dos 29 senadores. Agora, Boakai precisa dar a sua aprovação final.

A iniciativa foi acolhida positivamente por activistas e grupos da sociedade civil, que têm pressionado por uma maior responsabilização pelos crimes cometidos durante as duas guerras civis, entre 1989 e 2003.

Estima-se que cerca de 250 mil pessoas tenham sido mortas nos conflitos, que incluíram massacres, violações e recrutamento de crianças-soldados. Posteriormente, um Comité de Verdade e Reconciliação recomendou a criação de um tribunal especial para julgar os supostos responsáveis, mas nenhuma acção concreta foi tomada até Boakai ser eleito no ano passado.

Quando entrar em operação, o tribunal funcionará na Libéria de acordo com os padrões internacionais e contará com o apoio de instituições internacionais, incluindo as Nações Unidas.

Além de crimes de guerra, também lidará com crimes económicos. Contudo, alguns na Libéria se opuseram à sua criação, argumentando que isso poderia reabrir feridas antigas e minar uma lei de anistia existente que ajudou a encerrar os combates.

Com agências internacionais 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *