Connect with us

Economia

Levantar dinheiro no multicaixa fica mais caro

Published

on

As taxas de emolumentos nos levantamentos de dinheiro nos terminais de pagamentos automáticos está cada vez mais cara para os cidadãos, tal como vem expresso no instrutivo número 24 /2021 do Banco Nacional de Angola, a que o Correio da Kianda teve acesso nesta quarta-feira.

A medida, de acordo ainda com o documento, surge da necessidade de se proceder a actualização dos limites inerentes à utilização de instrumentos e sistemas de pagamento, de compensação e liquidação e à utilização de moeda electrónica, de modo a mitigar os riscos associados à sua utilização.

A utilização de cartões de débito para qualquer operação de compra a um valor superior a 2.000 kwanzas, a taxa de serviço não deve exceder a 1% (um por centro). O limite máximo para este caso o BNA fixa o valor máximo a 9.000 (nove mil) kwanzas.

“O valor da comissão de serviço a ser cobrado nas operações de compra com ocartão Multicaixa, de valor inferior a Kz 2.000,00 (Dois mil Kwanzas) não deve exceder Kz 10,00 (dez kwanzas)” lê-se no instrutivo.

Para o levantamento em TPA, o BNA fixa o valor máximo da comissão de serviço ao cliente deve ser cobrada 1%, com um mínimo de Kz 50,00 (cinquenta kwanzas).

A consulta de saldo e de movimentos em papel nos caixas automáticos, passsa a custar ao cidadão, 20,00 (vinte kwanzas), como o valor máximo.

Entretanto, as primeiras cinco operações de consulta de saldo e de movimentos em cada mês ficam isentas de cobrança da referida comissão.

Já o levantamento com cartão Multicaixa num banco diferente daquele a que o cidadão tem a sua conta bancária, passa a custar Kz 350,00 (Trezentos e cinquenta kwanzas).

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

  1. Mário Silva

    10/12/2021 at 6:05 am

    É assim mesmo um país só avança se existir ordem.

  2. Francisco Kossi

    11/12/2021 at 9:11 pm

    Qual é o objetivo concreto do BNA?
    As coisas não estão fácil, tudo tornou-se caro para cidadão, com tantas comissões que o BNA arrecada a nível nacional, ainda quer suga o nosso dinheiro? Essas taxas estão elevadíssimas, isso é estuque o povo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas