Destaque
Levantamento de dinheiro sem cartão multicaixa nos ATM a partir de Julho
A operação obrigará à introdução do número do telemóvel do destinatário da transferência, que posteriormente receberá um código para concretizar a transacção.
A rede interbancária nacional vai permitir, a partir de Julho, o levantamento de dinheiro nos multicaixas sem necessidade de cartão multicaixa, funcionalidade em fase final de implementação, informou a empresa EMIS.
A implementação deste serviço, permitindo o levantamento de dinheiro na rede multicaixa com recurso apenas a um telemóvel, surge depois da aprovação, a 22 de Fevereiro, em reunião do Conselho de Ministros, da estratégia do sistema de pagamentos móveis.
Em declarações à imprensa no final da reunião, o ministro das Telecomunicações, José Carvalho da Rocha, disse que o decreto presidencial que viabiliza o sistema de pagamentos móveis foi aprovado com o objectivo de se colocar à disposição da população mais um sistema de pagamento assente nas redes de telemóveis.
De acordo com informação da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), este novo sistema consiste na selecção do envio de dinheiro de um utilizador para outro, recorrendo à rede multicaixa, em que apenas o primeiro tem de ter conta bancária, na qual será debitado o valor da transferência.
A operação obrigará à introdução do número do telemóvel do destinatário da transferência, que posteriormente receberá um código da EMIS com o qual poderá concretizar o levantamento da quantia enviada electronicamente, sem necessidade de conta bancária ou cartão multicaixa.
A EMIS, que gere toda a rede interbancária angolana, terminais ATM e de pagamento, garante que o sistema deverá estar operacional até ao início do terceiro trimestre deste ano, aguardando apenas a regulamentação por parte do BNA.