Connect with us

Economia

Leste do país ganha ligação de Internet em banda larga

Published

on

O Leste do país ganhou, na última quinta-feira, a primeira ligação de internet em Banda larga, como parte do plano estratégico de expansão e consolidação da cobertura nacional da Internet Tecnologies Angola (ITA).

A iniciativa foi anunciada, na ocasião, pelo Director Geral da ITA, Francisco Pinto Leite, que considerou a ligação como um novo capítulo nas telecomunicações do país e que reafirma o compromisso da ITA e do Grupo Paratus em transformar Angola num HUB de dados na África Subsaariana.

“Nosso objectivo é desenvolver infraestruturas robustas que permitam alavancar o potencial económico dos municípios e promover a inclusão e a transformação digital,” assegura Pinto Leite.

Segundo ainda o Director do ITA, o projecto vai também contemplar uma ligação de mais de 300 quilómetros de Luena até o município do Luau e posteriormente estendendo-se até às capitais das províncias da Lunda Sul, em Saurimo e Lunda Norte, no Dundo.

Francisco Pinto Leite anunciou ainda, na ocasião, que com a ligação a ITA vai disponibilizar internet de banda larga à Escola Profissional de Formação de Professores e ao Colégio 4 de Fevereiro, beneficiando mais de 2000 alunos no Luena, no ambito do seu programa de responsabilidade social.

Numa extensão de mais de 1 000 quilómetros, esta ligação que começa no Lobito, província de Benguela, segue ao longo do planalto central, passando pelas províncias do Huambo e Bié, terminando na cidade do Luena, Moxico.

Para além de ligar o leste do país a Angola e ao mundo, o projecto também prevê fornecer serviços de Internet aos municípios ao longo da rota, permitindo que seus habitantes e empresas se beneficiem de serviços de alta qualidade e capacidade, viabilizando a entrada de novos serviços de telecomunicações, por exemplo, televisão por cabo e contribuindo para o melhoramento das condições de ensino e saúde nas instituições públicas.

Para o vice-governador da Província do Moxico, Dr. Victor da Silva, “a ITA ao ligar Luena ao resto do mundo, liga a saúde e a educação do Leste de Angola com as mais altas tecnologias do mundo. Com este serviço de Internet aqui no Moxico, seremos capazes de garantir um maior desenvolvimento dos níveis de qualidade de prestação de serviços, como na banca, na saúde, no ensino, e outros que beneficiarão directamente com esta internet”.

Já o Director provincial da Educação no Moxico, Valeriano Chimo, mostrou-se satisfeito com a iniciativa da ITA, de digitalização da região leste do país, por entender que o projecto vai ajudar os formandos daquela região do país a terem maiores e melhores oportunidades de ensino porque “estarão ligados ao resto do mundo, somente com um clique”, afirma satisfeito o Director da Educação no Moxico.

Sobre ITA

Fundada em 2005, a ITA (Internet Technologies Angola) faz parte de Paratus, provedor de serviços de rede pan-africano. Comprometida com fornecer a melhor experiência ao cliente, a ITA cresceu exponencialmente nos últimos 16 anos e é, agora, a mais conceituada provedora independente de serviços de rede empresarial em Angola. A ITA oferece soluções integradas, incluindo Internet e conectividade MPLS, serviços em nuvem, serviço de Data Center e voz.

Em 2019, a ITA reforçou a sua presença no mercado das TIC ao lançar o seu segundo Data Center, o maior e tecnologicamente mais avançado de Angola. A ITA pensa em grande, estabelecendo a meta de fornecer uma rede de qualidade em África.

Sobre Paratus

Paratus é a rede de qualidade de África. De olho no futuro, o grupo está a investir em infra-estrutura e é um actor-chave na entrega de serviços de rede integrados em todo o continente. Paratus é administrada por uma equipa operacional e profissional em seis países africanos: Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zâmbia. A rede estendida da empresa fornece um serviço focado em conectividade via satélite em 28 países de África, alcançando milhares de conexões remotas de clientes. Desta forma, conecta empresas africanas em todo o continente e oferece excelência de serviço ponta a ponta. A presença do grupo vai mais além de África, contando também para PoPs (pontos de presença) internacionais na Europa e nos EUA.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *