Politica
Lei sobre autarquias divide bancada parlamentar da UNITA
Os deputados da bancada parlamentar da UNITA, estiveram hoje divididos na 6.ª Reunião Plenária da Assembleia Nacional que aprovou, na generalidade, a Proposta de Lei sobre a Institucionalização das Autarquias Locais.
A UNITA, votou a favor desta proposta de Lei sobre a Institucionalização das Autarquias Locais, de iniciacita Legislativa do Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo.
O Correio da Kianda, sabe de fontes junto da Assembleia Nacional, que alguns deputados da UNITA como, Raul Danda, Miaela Weba, votaram contra, enquanto Nelito Ekuikui, Adriano Sapinhala ausentara-se da sala na hora da votação, Rafael Massanga Savimbi, filho do líder fundador da UNITA absteve-se.
Este facto politico, está a ser encarada como insólito, pelo facto de nos últimos dias serem notórias as divergências entre o MPLA e a UNITA em relação à questão do gradualismo.
Os deputados da UNITA, entendem que o gradualismo geográfico defendido pelo MPLA trás assimetrias e desigualdades.
Ainda hoje, os deputados aprovaram por unanimidade, na generalidade, as propostas de Lei que Aprova o Regime Financeiro das Autarquias Locais , sobre o Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais, e da Tutela Administrativa sobre as Autarquias Locais, com 162 votos a favor, seis contra da CASA-CE e duas abstenções do PRS.